top of page

Tiramisu

É a sobremesa que não pode faltar depois de uma bela refeição em família.

Baseada na receita da Rita Lobo (site panelinha).



Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de mascarpone (cerca de 350 g)

  • 4 ovos

  • ½ xícara (chá) de açúcar

  • ¾ de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar

  • ¼ de xícara (chá) de vinho do Porto

  • 30 unidades de biscoito champanhe

  • cacau em pó a gosto para polvilhar


Modo de preparo


O preparo é igual o da receita da Rita Lobo:

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela e as gemas para a tigela da batedeira. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada para aquecer as claras em banho-maria.

  2. Acrescente ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e bata até formar um creme claro – no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para bater de maneira uniforme. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Transfira o creme para outra tigela e reserve. Lave e seque bem a tigela e o globo da batedeira.

  3. Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver – cuidado para não cozinhar a clara. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.

  4. Transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata até formar um merengue bem leve – cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Bata até o merengue formar picos. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.

  5. Separe uma travessa retangular de cerca de 30 cm x 20 cm. Num prato fundo, misture o café com o vinho do Porto.

  6. Molhe apenas um dos lados dos biscoitos no café com vinho do Porto e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície. Faça outra camada de biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com a espátula e leve à geladeira para firmar por pelo menos 6 horas (se preferir, monte a sobremesa, cubra com filme e deixe na geladeira de um dia para o outro).

  7. Na hora de servir, retire o tiramisu da geladeira e polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.


O vinho do Porto dá uma diferença nessa receita, hummm já fiquei com vontade. A Rita Lobo também ensina como fazer as bolachas champanhe caseiras. Aqui no Gororoba você também encontra essa receita como palito francês, direto do caderninho de receitas da bisa Palmira.





Posts recentes

Ver tudo

Comments


Seguir

  • Instagram

©2020 por Rep Gororoba. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page